Início Eventos Cobertura Oficial : AnimeSun no Sana Fest 2016.

Cobertura Oficial : AnimeSun no Sana Fest 2016.

1967
0

Nos dias 23 e 24 de Janeiro ocorreu o Sana Fest 2016 em Fortaleza, no estado do Ceará.  Organizado pela FCNB (Fundação Cultural Nipônica Brasileira), o Sana é o maior evento de cultura POP do Nordeste e um dos maiores do país. A AnimeSun teve a oportunidade de cobrir essa edição do evento e vocês saberão como foi a nossa aventura! (OBS: Não esqueçam de acompanhar nossa página no Facebook para conferir o álbum de fotos e logo mais teremos os vídeos de Cobertura na AnimeSun TV, nosso canal oficial no Youtube.)

Sanacobertura01

PRIMEIRAS IMPRESSÕES DO EVENTO:

Um dos vários pontos positivos do Evento é a sua organização. Sediado no centro de eventos do Ceará, o Sana consegue aproveitar o espaço que lhe é cedido e oferece arenas e salas temáticas de qualidade para todos os gostos e públicos. No Arena Sana Games, por exemplo, você encontra desde os jogos atuais até os mais antigos para jogar e se divertir, bem como jogos online do Gênero FPS e MOBA para disputar campeonatos. A área Sana RPG também possui vários jogos, RPG e Card Games fazem sucesso por lá.

Falando nos campeonatos, vários aconteceram ao mesmo tempo, e haviam premiações generosas para os vencedores. Os concursos também são um ponto a se elogiar, com divulgação feita meses antes do evento muitas equipes conseguem se preparar com antecedência e se inscrever sem muitos problemas, aliais, os concursos também são uma das atrações do evento, reunindo multidões para assisti-los (Dando ênfase aos de MOBAS, Hearthstone, Cosplay e K-pop).

Por ser um evento grande, muitas pessoas ficam perdidas e confusas, principalmente se for a primeira vez que o visitam. Contudo, além dos organizadores, também há placas e banners, indicando onde fica cada lugar, mais um ponto positivo para o Sana!

Agora, o público mais antigo pode ter se decepcionado, visto que o evento ainda segue uma receita para ser realizado, sem muitas novidades. As atrações, em sua maioria, foram de Youtubers, o que ocasionou em críticas, mas por se tratarem de nomes fortes como Zangado, Casa do Kame, Metaleiro e Muca Muriçoca, isso foi apenas um detalhe. A segurança para o público também é notável, tanto dentro como fora do evento.

Sanacobertura02

VALORES DOS INGRESSOS, ALIMENTAÇÃO E PRODUTOS NOS ESTANDES:

Como a maioria dos frequentadores já sabem, o preço do ingresso do Sana aumenta a cada edição, seja pela inflação ou pelo aumento do número e nível das atrações. Os preços foram de 25 reais cada dia (Meia social/estudantil) e 45 reais o combo. Um preço salgado que nem todo mundo pode pagar, mas que garantia dois dias de diversão e ocupação. Vendo por um lado mais infantil, é um bom negócio, já que a meia hora daqueles cantinhos para a criança brincar chega facilmente a 12 reais nos shoppings da cidade.

Sobre alimentação, os frequentadores puderam comprar em várias lanchonetes e barraquinhas disponíveis. Salgados, churros, batata frita, pratinhos e até Cup Noodles faziam parte das opções, e como se tratava de um evento, normalmente os preços eram mais elevados, porém nada estratosférico. Também era possível levar comida e água de casa (algo raro entre os eventos de grande porte, que geralmente proíbe a entrada com alimentos e bebidas a fim de “forçar” o visitante a gastar um mínimo dentro evento).

Um dos maiores pontos positivos que tivemos nessa edição: O aumento significativo de lojinhas e da variedade de produtos à venda. Os fãs de Animes, mangás, séries, K-pop e coisas Nerds se maravilharam com a qualidade dos produtos que lhes eram oferecidos como camisas, MousePads, edições raras de mangás e revistas, Action Figures, colares, pelúcias e até espadas de verdade! Para quem for juntar um dinheiro até a próxima edição, em julho, fica a dica!

Sanacobertura07

AS SALAS TEMÁTICAS E DE EXIBIÇÃO:

A enorme variedade de salas temáticas (Avatar, Harry Potter, Tokusatsu e etc.) no evento com alguns itens raros em exibição e boas decorações são um elogio a se fazer. A novidade nesse ano foi que, dessa vez, havia um espaço maior dedicado para os ilustradores, criadores de quadrinhos e fanzines. Era o lugar perfeito para trocar algumas ideias com os autores, adquirir algumas obras e tirar fotos.

Apesar de tudo, nós achamos que as salas temáticas deveriam receber mais investimento, visto que o público cria muitas expectativas quando as mesmas são divulgadas. Não foram ruins, muito pelo contrário, algumas tinham itens interessantes, como a sala do Harry Potter com uma lojinha que fabricava varinhas de acordo com o resultado do teste dos clientes. Porém, ainda achamos que faltou alguma coisa nessas salas.

Nas Salas de exibição, o público pôde assistir vários Animes, Filmes e até Tokustasus. Uma boa opção para descansar depois de tanto andar no evento.

Sanacobertura04

PALESTRAS E DEBATES:

Algumas das atrações do evento bateram um papo com o público, mas outras fizeram um pouco mais: Interagiram diretamente com eles (Muca Muriçoca ao gravar seus vídeos, por exemplo). Não foi de se espantar que em quase todas as palestras, muitas pessoas tiveram que ficar em pé para poder acompanha-las. Como é aquela frase? “A zueira rolou solta” com os convidados.

As salas temáticas também entram nesse tópico, em horários predefinidos, as palestras sobre as Series e Sagas tomavam conta do segundo andar do Centro de Convenções. Em alguns debates ou apresentações, rolava até alguns sorteios e competições para ganhar brindes.

Cobertura 09

COSPLAY E K-POP

Os cosplayers animaram ainda mais o evento!

Nessa edição do Sana, fomos prestigiados com um número excelente de cosplays e alguns se destacaram dos demais, seja por serem muito parecidos com o personagem ou pelos níveis de detalhes de suas roupas. Apesar de não ser uma novidade, a entrada facilitada para os Cosplayers foi de grande serventia, já que algumas roupas costumam ser muito quentes ou pesadas.

O K-pop nos decepcionou um pouco, aliás, ficamos surpresos pelo fato de não haver um lugar específico para ele além do palco de apresentações. Contudo, as apresentações foram espetaculares, mexendo com os verdadeiros fãs desse estilo musical (e de vida, como disseram algumas pessoas). Portanto é necessário investimento e um melhor tratamento para a área, que há mais de dois anos vem sendo o destaque, tanto de público como também de qualidade em eventos de cultura pop por todo o país.

Sanacobertura05

DIVERSÕES:

Sempre existe aquele público que não é muito chegado a jogos, animes ou livros e sagas. Não tem problema, o Sana também pensou neles. A área de Sword Play garantiu uma boa luta com espadas e outras armas de espuma, e quem sabe, a perca de algumas calorias.

Para quem era fã de Zumbis, havia um espaço destinado a maquiagens realistas ligadas a esse tema.

Os dançarinos e baladeiros de plantão também tiveram o seu lugar, o Sana Music trouxe DJS e bandas para tocar durante todo o evento, contando ainda com apresentações de algumas atrações, como André Matos.

Sanacobertura09

CONCLUSÕES E UMA MENSAGEM PARA A EQUIPE:

Em geral, o evento foi ótimo e mandamos um parabéns para toda a equipe. É notável como vocês tentam aprender com os acertos e erros de cada edição. O curioso é como o Sana consegue abrigar vários públicos em apenas um evento e ainda sim, torna-lo acessível. Esse carinho que vocês tem por nós, frequentadores, é o que nos mantém junto a vocês durante todos esses anos. O que falta para o evento ficar ainda melhor é dar um pouco mais de atenção ao K-POP e as salas temáticas, para que coincidam com o porte do evento.

Nós, da AnimeSun, agradecemos a oportunidade que nos foi dada de cobrir o evento e da atenção que recebemos para realizar nosso trabalho, em especial, queríamos agradecer ao Caio Túlio Costa, coordenador de imprensa do Sana e sua equipe por todo o suporte que nos foi fornecido.

E assim acaba mais uma cobertura da AnimeSun! Até a próxima.

FOTOS DO EVENTO NA PAGE DO FACEBOOK

Fotos e Texto: Eduardo Janibelli e Walter Oliveira