Animalife! – Review Ano Hi Mita Hana no Namae o Bokutachi wa...

Animalife! – Review Ano Hi Mita Hana no Namae o Bokutachi wa Mada Shiranai (Ano Hana)

734
5
COMPARTILHE

Olá galerinha, primeiramente é um prazer conhecê-los. Me chamo Eduardo Janibelli e sou o novo Colunista e Revisor do Anime-sun. Espero fazer um bom trabalho por aqui. As matérias do Animalife serão variadas, existindo a possibilidade que em uma semana eu poste uma Review como essa e na outra, uma matéria comparando personagens/animes entre si. Mas vamos deixar as apresentações de lado e seguir com o que interessa!

Sinópse: ”Ano Hi Mita Hana no Namae o Bokutachi wa Mada Shiranai (Também conhecido como Ano Hana) foi lançado em 2011, produzida pela A-1 Pictures, exibido pela Fuji TV entre abril e junho de 2011. O drama conta a história de um grupo de seis amigos de infância que acabam se separando após um acidente que levou a vida de um de seus integrantes. O anime começa com Jintan, o antigo Líder que havia se transformado em um antissocial viciado em videogames e que evita a todo custo, contato com outras pessoas além de seu pai. Por causa disso, do bullying e da discriminação que sofria, parou de frequentar o colégio para passar os seus dias em casa, jogando jogos eletrônicos ou fazendo outras coisas de Hikikomori. Tudo estava em paz, até que a sua falecida amiga de infância, Menma, aparentemente crescida, reaparece em forma de espírito, alegando que precisa realizar um último desejo antes de partir para o céu, mas a mesma não lembra do que se trata esse desejo, o que obriga Jintan a reunir seus amigos de infância outra vez para resolver esse problema.”

Só lembrando que a partir daqui, o post contará com algum spoiler, então se você ainda não viu esse anime e não deseja saber o enredo ou o final da história, sugiro que leia outra matéria da Anime-sun. Para os que ficam e querem assumir esse risco, apreciem a leitura.

Bom, vamos lá!

Ano Hana pode ser classificado como um Shoujo, com direitos até a Ships, entretanto, o “objetivo” do anime não é um final feliz no qual um casal termina junto, na verdade não vemos nem a possibilidade disso ocorrer na história, se você está começando a assistir agora e realmente espera algum casal formado, sugiro que troque de anime.

anohana-6-1

No começo Jintan acreditava que a aparição repentina de Menma era apenas uma manifestação de seu estresse, mas acaba se acostumando e se apegando à ela de um jeito que fica hesitante em ajudá-la com o seu desejo, com medo de perdê-la, provavelmente por ainda nutrir alguns sentimentos pela garota, mas a mesma o encoraja e faz com que ele reúna o grupo de amigos novamente. Mesmo não acreditando nas visões do velho amigo, eles o ajudam por ainda conter algum sentimento de amizade e consideração por Jintan. Com o passar do tempo, vendo que tudo que haviam feito foi em vão e talvez perda de tempo, começaram a se afastar novamente um dos outros, por sorte Menma encontrou uma forma de se comunicar com eles, conseguindo impedir que o grupo se separasse novamente e finalmente realizando o seu último desejo. (Não vou me aprofundar muito no enredo da história, isso vai ficar para outra matéria).

A história não é contada às pressas, logo dá a chance do espectador “absorver” o que é passado ao decorrer do drama. O roteiro é bom e prende a atenção de quem assiste. Os gráficos são belos e limpos, não há poluição visual. Os personagens são muito bem feitos, tanto visualmente como “psicologicamente”, já que cada um possui sentimentos e pensamentos diferentes em relação à Menma, por exemplo. Isso chega ser a interessante e dá alguns pontos para o anime, já que não existe a conhecida “Maria vai com as outras” que observamos em outros animes por aí.

xanohana02.jpg,qcdfa21.pagespeed.ic.BjO0gdkSgz

A sonoplastia do anime é boa, nada que tenha muito destaque. A opening e ED são ótimas, bem compostas e tem tudo a ver com o anime (quando eu digo tudo, é tudo mesmo, tirando a parte da promessa de se reencontrarem da ED) e eu só digo uma coisa, após assistir o final, você não vai mais escutar a ED da mesma forma que escutava antes.

E o final?

O final é bonito e bom, faz o espectador se sentir feliz por Menma conseguir se despedir de seus amigos, e faz com que você se emocione e chore na cena final, mas o fim em si poderia ter sido melhor desenvolvido, lembrando que o anime só tem 11 episódios não custava criar só mais um para trabalhar mais o drama. Na verdade, o que faz as pessoas chorarem no final é mais o apelo psicológico e sentimental, com aquele pensamento de “isso é realmente um adeus”, “eles nunca mais vão se ver” e você acaba se vendo no lugar de Jintan.

Vale a pena assistir?

ano hana 13

Sim, vale à pena, Ano Hana está no meu top 10 de animes que recomendo assistir e acredito que também vai estar no seu se você for um amante de Shoujo ou de drama. É um anime para passar o tempo e, talvez, para assistir com o seu amor ao lado (brincadeiras à parte, a menos que a relação esteja ruim e vocês precisem começar a valorizar um ao outro). Não recomendo assistí-lo caso você seja muito sensível, acredite, esse anime vai lhe dar algumas pontadas no coração e te fazer chorar por um bom tempo.

E é isso pessoal, essa foi a primeira matéria do Animalife! Espero que tenha gostado, comente, dê sua opinião nos comentários e sugira novos temas! Até o próximo domingo, um abraço e fui!

Imagens: Divulgação
Revisão e edição: Xscape