Início Coberturas Cobertura do VII Festival do Japão

Cobertura do VII Festival do Japão

854
0

 

O VII Festival do Japão na Paraíba, organizado pela Associação Cultural Brasil Japão da Paraíba, ocorreu entre o dia 08 de julho até 12 de agosto, na Usina Cultural Energisa, com a exposição de “Ukiyo-e, xilografuras do mundo fluente” e a Mostra Arigatô Brasil, com fotos, vídeos, pinturas de crianças japonesas, e de brinquedos típicos da região afetada pelo tsunami em 2011. A mostra tinha enfoque na recuperação do nordeste japonês e sua habilidade de superação perante as dificuldades e calamidades por eles enfrentadas. Suas atividades se distribuíram principalmente aos sábados com oficinas de mangáorigami e língua japonesa, além de exibições durante a semana de documentários, filmes, músicas e artes marciais.

Outro destaque da feira foi a oficina de ikebana (arranjo floral), na sexta feira, dia 27 de julho, das 9:00 hs às 15:00 hs, ministrada pela Professora Yoshie Wakiyama, da Associação de Ikebana de Recife.

No dia 28 de julho aconteceu a feira de artesanato, comidas típicas e produtos japoneses. As atividades iniciaram por volta das 8 hrs com mostra de T’aichi chuan do Projeto Cultura oriental desenvolvido pela ACBJ-PB em associação com a UFPB, seguida do Workshop de Taiko, palestra dos pioneiros Nikkei da Paraíba: Toshio Adachi, Tsuyoshi Ono e Dr. Ítalo Kumamoto, banda militar, cerimônia do Kagomi-wari e apresentação do grupo Osasco  Todoroki-daiko de São Paulo, a principal atração do evento.

Durante a tarde as atividades também foram intensas, houve a exibição do documentário “Ganbappe Huragaru” (Hula Girls de Fukushima, 2011) sob direção de Masaki Kobayashi, palestra intitulada “Trajetória do grupo Osasco Todoroki-daiko”, oficinas de origami e mangá, exibição de animes, apresentação de artes marciais pela Academia Central de Aikidô, show da banda The Zombie Shuriken Panda e concurso cosplay. A programação do dia foi encerrada com a segunda apresentação musical do grupo Osasco Todoroki-daiko, grupo campeão de tambores japoneses, em única exibição no nordeste.

Nos demais dias de programação do VII Festival do Japão na Paraíba foram exibidos filmes e animes, apresentações de artes marciais como karatê e judô, oficinas de origami, arte tradicional, língua japonesa e mangá, além da apresentação do coral Hatsuhinode e grupo Jampakoto.

Site da Associação Cultural Brasil Japão da Paraíba:  www.acbjpb.org