Início K-Pop MBLAQ : Broken Review

MBLAQ : Broken Review

925
0

Olá pessoal, vamos começar com algumas reviews na Anime Sun, então nesse comecinho teremos algumas reviews de álbuns, Ep’s, singles e MV’s que saíram esse ano, e com o tempo iremos conciliar as postagens das reviews com a semana de lançamento dos materiais, para que vocês possam ter uma ideia do que foi lançado antes de comprar baixar.

E para começar sambando logo de cara (tá bom, menos, bem menos, quase nada) vamos falar de MBLAQ e seu último lançamento.

MBLAQ está de volta com seu sexto mini álbum intitulado Broken, com conceito mais maduro e músicas melancólicas e românticas.

MBLAQ está de volta com seu sexto mini álbum intitulado Broken, com conceito mais maduro e músicas melancólicas e românticas.

image2

MBLAQ – Broken
Lançamento: 25/03/2014

01. Broken (Intro.)
02. 남자답게 (Be A Man)
03. 우리 사이 (Our Relationship)
04. 12개월
05. 열쇠
06. 둘이라서
07. Still With You (Outro.)

REVIEW:

  1. Broken (Intro.)

Todo mundo sabe para que serve uma Intro não? Pois bem, como rápida prévia do que nos espera conceitualmente em relação a melodia do álbum, com Broken logo de cara vemos que o grupo pretende explorar melodia e vocal, não deixa espaço para a esperança de algo dance ou eletrônico, e em se tratando de MBLAQ, sabemos também que a Intro funciona como introdução ao primeiro single do álbum, pois sempre vem explorando a mesma linha melódica.

A produção harmônica e orgânica da faixa é muito bem realizada, e o destaque aos vocais dos membros sem dúvidas deixou mais densa e complexa, deixando a marca MBLAQ, que sempre foi a de uma excelente qualidade.

Nota: 4 de 5

  1. 남자답게 (Be A Man)

Eis aqui o ponto desse novo trabalho do MBLAQ. Apesar de sabermos e serem inúmeras as provas de que os garotos dominam as pistas, as baladinhas R&B e até mesmo os tradicionais trotes coreanos, me parece que a J.Tune Camp já de algum tempo vem tentando impor um conceito mais “adulto” ao MBLAQ. É impossível de se assistir ao MV da faixa e não ser remetido aos últimos trabalhos do 2PM, que vem explorando a exaustão o conceito adulto, clean e minimalista. Mas eis então a questão que é colocada por diversos Kpoppers, sejam sinceros, o 2PM continua com aquela bola toda que teve até o segundo semestre de 2011?

Te respondo com um desafio, porque eu sou assim, prefiro fazer as pessoas analisarem a situação ao invés de me comprometer diretamente (e tenho medo das Hottest também).

Preparados? Então lá vai, sem pensar muito, qual o nome do lançamento do ano passado do 2PM? Single ou álbum.

Pois bem, muitos não se lembram do GENESIS OF 2PM, e isso não é à toa, o grupo apesar de maduro vem perdendo popularidade, especialistas nas três grandes gravadoras coreanas já fizeram estudos sobre o grupo e identificaram diversas falhas, mas essas serão abordadas em uma matéria mais tarde. Então leitor, eu te pergunto, porque a J.Tune Camp segue levando o MBLAQ pelo mesmo caminho? Seria um vácuo deixado pela saída do Rain? Seria desânimo em investir na imagem idol do MBLAQ que já falhou no passado? Não sabemos.

Não se engane e ache que por tudo isso a faixa é ruim, não é e está longe de ser, é inclusive, a melhor do álbum, porém não atende as expectativas que fazemos de um lançamento do grupo, sabemos que os rapazes são capazes de muito mais.

Nota: 3,8 de 5

  1. 우리 사이 (Our Relationship)

Pois então, é isso né, a vida é assim mesmo……. Gente, não quero detonar os meninos, mas é um álbum e uma tracklist tão batida, tão previsível, que não dá emoção em ouvir, chega a ser quase uma audição por obrigação.

Pra quem estava como eu, doido com a data do comeback marcada no calendário e sofrendo pela liberação de um teaser, deve se lembrar dessa faixa.

Essa é a faixa que provavelmente seria o primeiro single, mas a Cube de última hora resolveu trocar por Be A Man. Até clipe Our Relationship ganhou, sim, clipe este com alguns dos cenários de Be A Man, mas que foi transformado em Teasers de comeback depois.

Pois bem. A faixa dá uma aceleradinha, apesar de seguir a risca a linha mais calma e focada nos vocais da faixa anterior. Ao contrário de Be A Man, aqui são explorados elementos sintetizados e eletrônicos na base musical, e fizeram enorme diferença, foram esses elementos que ditaram a identidade da faixa, que só ganhou com o assovio em seu começo e final.

Nota: 3 de 5.

  1. 12개월 e 05. 열쇠

Eis aqui os pontos fraquíssimos desse álbum. Ambas faixas são completamente dispensáveis, se assemelham a inúmeras baladinhas já realizadas pelo grupo em outras oportunidade, e não acrescentam nada, absolutamente nada ao álbum.

Apesar de muito bem produzidas e, principalmente na faixa 12개월, os excelentes vocais do grupo, as faixas não atingem um ponto em que sejam capazes de acrescentar algo ao álbum, quanto mais ao currículo de baladas dos rapazes. Sem ambas as faixas o álbum seria um excelente EP.

Nota: 2 de 5.

  1. 둘이라서

Se as faixas anteriores foram dispensáveis por não acrescentarem nada, a sexta faixa do álbum mostra como um trabalho mais cuidadoso e bem executado, apesar de não se destacar como potencial single de trabalho ou trilha sonora de Doramas ou Filmes é capaz de qualificar o álbum.

Uma balada R&B com elementos Hip Hop e pequenos toques Folk dos anos 80, a harmonia da base com o ritmo e as nuances dos vocais dos meninos foi capaz de produzir uma faixa extremamente interessante e gostosa de se ouvir, e principalmente, capaz de ressuscitar o álbum após duas faixas extremamente mal planejadas.

Nota: 4 de 5

  1. Still With You (Outro.)

Still With You (Outro) trouxe todo o ritmo que gostaríamos de ter sentido em um single do MBLAQ. Apesar da falta de vocais, afinal é uma faixa pouco menor de 1 minuto que encerra o álbum, o ritmo que flerta com o R&B eletrônico típico do K-Pop e a Disco dos anos 80 é capaz de cativar logo de cara quem a ouve. Sem dúvidas se tivesse sido trabalhada para ser uma faixa completa, algo de interessante poderia ter surgido.

Nota: 3 de 5.

 

CONCLUSÃO:

image4

Bom, após essa review não preciso dizer que este não é o melhor trabalho do grupo. Deixou muito a desejar, tendo em vista que tiveram tempo e recursos para trazer ao público algo melhor. Porém, mesmo com os inúmeros erros, o MBLAQ conseguiu produzir algo acima da média, bem planejado e com momentos de grande inspiração. Fica agora a nossa torcida para que o próximo comeback explore as “raízes” do grupo, e façam os meninos mostrarem do que são realmente capazes.

Média Final : 2,8 (BOM)