Os Jogos Olímpicos de Tóquio foram previstos há 30 anos por Akira

Os Jogos Olímpicos de Tóquio foram previstos há 30 anos por Akira

1032
0
COMPARTILHE

As Olimpíadas no Brasil mal terminaram e já começa a contagem regressiva para a edição em 2020 dos jogos, que acontecerão daqui quatro anos em Tóquio, Japão. O que muitos sequer podem imaginar, é que o anime e mangá Akira, previu o evento 30 anos antes. A obra de Katsuhiro Otomo foi publicada pela primeira vez em 1982, 34 anos atrás. A adaptação para filme de 1988 se passam em 2019, no contexto dos próximos Jogos Olímpicos de Tóquio em 2020.

akira
Cartaz clássico do filme, contendo a icônica motocicleta vermelha.

Quer dizer, os Jogos Olímpicos de Neo-Tóquio, cidade pós-apocalíptica e ficcional do filme. Esta Neo-Tokyo inventada foi construída após uma explosão nuclear que destruiu a cidade original e começou a Terceira Guerra Mundial. Vale lembrar que o Japão ficou anos em estado de alerta pelos vazamentos de urânio na usina nuclear de Fukushima, no norte do país. Acidente que é consequência do terremoto seguido de tsunami que ocorreu no país em março de 2011. Os jogos e o Estádio Olímpico de Neo-Tokyo estão no plot. Por exemplo, Akira está alojado em uma câmara criogênica abaixo de um estádio, e terrenos olímpicos estão numa base militar. Mas, os Jogos Olímpicos não são vistos no trailer japonês original para o filme de 1988, baseado no mangá.

Na história, vemos algumas construções destinadas aos jogos, em que aparecem escrito: “Tokyo Olympic Área de Construção” e “Jogos Olímpicos do próximo ano, esta área se tornará um parque”, e instalações esportivas reduzidas a escombros. A mensagem para o local dos Jogos Olímpicos que aparece no filme diz: “147 dias até os Jogos Olímpicos de Tóquio.” De acordo com isso, diz que estes são os Jogos Olímpicos modernos. “Com o esforço de todos, vamos fazer disso um sucesso.”

A tal placa anunciando as obras para os jogos
A tal placa anunciando as obras para os jogos

Aqui está o Estádio Olímpico um pouco destruído:

O estádio danificado
O estádio danificado

Se a vida imitasse a arte, acenderiam a tocha com laser:

dqk9ssf2jboi4u6qgefmakira4

E se fossem depender do enredo do anime para concorrer aos jogos, os personagens do filme estariam aptos para muitas modalidades:

akira5
Arremesso de peso.
Akira6
Natação
Akira7
Vara
akira8
Pontaria
akira8
Obstáculos.

A animação cyberpunk não nega ser um clássico sci-fi ao praticamente adivinhar o futuro décadas antes. O gênero de ficção científica tem fama de prever acontecimentos e/ou comportamentos antes que esses ocorram. Júlio Verne já sabia da viagem à Lua com seu livro Da terra à Lua de 1865, antes mesmo que astronautas o fizessem quase 100 anos depois em 1969 (há quem não acredite que eles chegaram no satélite natural). Aldous Huxley imaginou muitas atitudes comuns na sociedade do século XXI em Admirável Mundo Novo, livro publicado em 1932. Seriam os autores dessas obras viajantes do tempo?

Mas, vamos torcer que Akira não tenha previsto outras coisas, como a Terceira Guerra Mundial, por exemplo.


Via Kotaku / AnimeXis