Início japancultpopbr Bullying: A triste e antiga realidade das escolas japonesas

[Japancultpopbr] Bullying: A triste e antiga realidade das escolas japonesas

1930
0

colunas_japancultpopbr_Bullying_A triste_e_antiga_realidade_das_escolas_japonesas_01

Olá novamente pessoal, como vocês estão? Espero que todos estejam bem! =)

Hoje irei falar de um assunto que gera muito discussão, pois infelizmente é uma triste realidade que acontece em todo lugar, e não seria diferente no Japão!

O Bullying se fizermos uma pesquisa em um dicionário ou no próprio Google, sempre irá nos remeter o seu significado a exclusão, humilhação, perseguição ou usar o poder ou força para intimidar alguém.

Geralmente o local mais comum de acontecer o Bullying é nas escolas, onde, por exemplo, uma criança ou adolescente torna-se a (o) “escrava (o)” de outras, as quais são chefiadas por um aluno líder. Infelizmente, quem sofre esse tipo de violência, acaba sofrendo em silêncio, pois mesmo que os colegas saibam, embora digam repudiar esse tipo de violência psicológica e sentirem pena, declaram que nada podem fazer para defender seu amigo(a), com medo de serem a próxima vítima.

Como a vítima evita denunciar à direção da escola e aos pais, sob pena de piorar sua condição de discriminada, os pais e professores só ficam sabendo do problema através dos efeitos e danos causados, como a resistência em voltar à escola, queda de rendimento escolar, depressão, distúrbios psicossomáticos, fobias, etc.

colunas_japancultpopbr_Bullying_A-triste_e_antiga_realidade_das_escolas_japonesas_02

Sabemos que o triste cenário que descrevemos anteriormente é comum em qualquer parte do mundo. Mas quando falamos das terras nipônicas, existe um ponto ainda mais chocante, o Bullying ou Ijime como é conhecido por lá, é o principal responsável pelas altas taxas de suicídio, que de acordo com o jornal Daily Yomiuri passava dos 30 mil por ano até o ano de 2011.

Buscando cada vez mais combater o Ijime, diversos métodos foram adotados pelo governo japonês, como por exemplo, o “Cartão de Denúncia”, onde as pessoas podem ligar para alguns números, onde no outro lado da linha, terão o auxílio de profissionais sobre o caso. É exatamente ai que entra a minha pergunta, poxa qual será a melhor forma de evitar que isto aconteça? Que seja possível ao menos reduzir essa prática maldosa? E consequentemente quem sabe diminuir o número de suicídios por lá?

Particularmente eu acredito que primeiramente nenhuma escola ou universidade jamais devem fazer vistas grossas sobre os casos de intolerância de violência psicológica ou física. A escola, principalmente, deve ter uma atitude preventiva contra o Bullying, começando pela conscientização e preparação de professores, funcionários, pais e alunos. Por um lado, é preciso também apoiar as crianças vítimas e, por outro, é imprescindível fazer um trabalho especial com as pessoas propensas para cometer violência contra os colegas, professores e funcionários.

Se para o restante do mundo já é complicado combater o Bullying, imagina ele sendo a razão principal para tantos suicídios. Sei que o Japão pode encontrará a forma mais adequada para combatê-lo, mas de antemão gostaria de saber, pra vocês quais formas deveriam ser adotadas para bater de frente contra essa lamentável realidade?

E é aqui que me despeço, um grande abraço a todos e até a próxima 🙂

Imagens: Divulgação.

Fonte: espacoacademico e the-japan-news

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui