SMARTPHONES NA CORÉIA DO SUL: DEPENDÊNCIA VIRA CASO DE SAÚDE PÚBLICA.
O governo da Coréia do Sul está alerta e começa a investir em tratamento e recuperação de dependentes, mas ao contrário do que você pode pensar, não existem substâncias ilícitas ou bebidas alcoólicas envolvidas, os sul coreanos estão dependentes de seus smartphones.
Com uma das maiores empresas de tecnologia e gigante no mercado de telefonia celular mundial, não é de se espantar que a coréia do sul seja um dos países mais tecnológicos e que sua população seja ávida por novas tecnologias. Porém junto a revolução tecnológica, a Coréia do Sul vem enfrentando um fenômeno que os Japoneses enfrentaram e sofrem até hoje, a alta dependência de suas populações pela tecnologia.
Segundo pesquisa recente no país, mais de um quarto dos jovens e adolescentes apresentaram sintomas de abstinência quando foram privados do acesso aos seus smartphones, soma-se a isso a informação na mesma pesquisa, que dos mais de 15 entrevistados, a média de uso do aparelho é de 4,1 horas diárias.
Para combater esse recente fenômeno, o governo sul coreano começa a implantar programas de prevenção nos jardins de infância e em todos os níveis de ensino dos centros estudantis do país, juntamente a implantação de centros de pesquisas nas principais cidades do país para acompanhar a população e desenvolver tratamentos ao vício tecnológico.
Segundo uma fonte do governo, as autoridades estariam preocupadas que a longo prazo tal vício prejudicasse a produtividade da população e em casos mais graves, algo como a substituição do contato humano por objetos tecnológicos, como observado no Japão, se tornasse uma pandemia no país, afetando por fim a economia.
FONTE: Estadão, Correio da Manhã, Folha Tecnologia