Para você que está chegando agora pela primeira vez, seja bem-vindo, e aos veteranos agradeço por sempre nos acompanharem! O Japancultpopbr é um blog criado por mim, Vítor, em 26 de Novembro de 2010 e está ativo até hoje, que aborda tudo de melhor e mais interessante sobre esse maravilhoso país nipônico que é o Japão. 🙂 E nessa caminhada tivemos ( Falo no plural porque a equipe é formada por mais duas pessoas além de mim) a oportunidade de conhecer o Animesun, o qual fechamos parceria e nos deu esse grande espaço para trazermos as melhores matérias para discutirmos de uma maneira bem descontraída. ^^ Somos gratos a toda equipe do site por isso. o/
Hoje irei falar sobre um assunto que complementa o tema abordado no nosso 4º encontro: “Conheça como é a vida dos estudantes no Japão”, se não leu, procure na aba das nossas colunas, vale a pena dar uma conferida! Vamos começar então!?
Bom, para quem já assistiu animes ou doramas com temas escolares devem ter visto atividades (clubes) diferentes na “grade curricular”, que geralmente são realizadas nos prédios das escolas/faculdades, tais como esportes, música, arte, cultura tradicional japonesa, etc.
A partir do momento que a pessoa frequenta a escola, não importa se ela é estrangeira ou nativa, no Japão ela deve escolher alguma atividade extra, que pode ser desde leitura até trabalho voluntário. Normalmente, as pessoas tendem a identificar-se com o clube escolhido e isso acaba influenciando diretamente na escolha da profissão/faculdade.
Essas atividades são realizadas após o período escolar, mais ou menos entre as cinco e sete horas da noite. Para aqueles que desenvolverem um interesse tardio por alguma dessas atividades, há os ‘circles’. As atividades visam iniciantes ou apenas pessoas que as praticam por hobby. Por exemplo, imagine que você gosta muito de música e mesmo não tendo instrumento gostaria de entrar para o clube, não se preocupe há clubes em que os próprios membros emprestam! =)
Apesar de toda a importância na educação e formação da pessoa, me parece que o principal motivo desses clubes serem tão famosos é outro: O Japão é um país muito regrado, até excludente algumas vezes. Qualquer coisa fora do padrão é ignorada para não alterar a ordem. Ora, as pessoas estão acostumadas com suas famílias e durante as aulas o silêncio e o respeito imperam.
Assim sendo, como desenvolver amizades? Simples, dando um forcinha aos interesses em comum, diminuindo (as supostas) diferenças. Outro problema é espaço: não há como reunir amigos em casa e/ou ir para algum lugar “se divertir” – entre aspas, porque a palavra “asobu” (divertir-se) tem um certo conceito negativo no Japão, é inimaginável ver amigos “divertindo-se” todos os dias no Japão. Para encontrarem-se é preciso um motivo.
Clubes que são possíveis encontrar na faculdade: clubes de línguas, artes (teatro, cinema, fotografia, pintura, dança, literatura), relações humanas (história, filosofia, política, sociologia), artes tradicionais japonesas (kimono, chá, arranjo floral, caligrafia japonesa), trabalho voluntário, música (a cappella, contemporânea, clássica, tradicional japonesa) e esportes (cujos principais são karatê, judô, rugby e baseball).
Eu particularmente acho essa ideia de estimular os estudantes a realizarem algum tipo de atividade na escola ou na faculdade, fantástica, pois contribui exatamente com os pontos anteriormente apontados. No Brasil até existe estímulo em algumas escolas ou faculdades, mas são poucas! Tenho certeza que investimentos neste “setor” contribuiriam muito para o crescimento pessoal e coletivo dos estudantes, não acham!?
Mencionei o Brasil, por que é o país onde moramos mas sem dúvida é válido para qualquer país que ainda não tenham os clubes como parte do seu sistema educacional!
Espero que tenham gostado do tema de hoje!
Um grande abraço, até o próximo encontro!
Imagens: Divulgação
Fonte: radioblast