Você já parou para pensar como o mundo Otaku está cheio de referências e pontos de vistas tão diferentes?
Além de reflexões tão complexas que se formos enumerar ficaríamos muito tempo citando todas.
Por isso, hoje veremos um desses assunto como, por exemplo, como a acupuntura é tratada no mundo Otaku.
Antes de qualquer coisa precisamos saber o que é a acupuntura. Essa técnica, como o nome já sugere, é o ato de usar agulhas como meio de tratamento para diversas doenças e problemas de saúde que normalmente não são tratadas no mundo ocidental. É uma ciência antiga datada de mais de 5 mil anos com a origem na China na época do Imperador Amarelo.
Apesar de ser muito associada apenas com agulha, a acupuntura ou até mesmo a Medicina Tradicional Chinesa (MTC) é muito mais que apenas isso, utilizando também de energias como, Qi, Chackras, plantas e etc.
Mas você pode estar se perguntado:
– Ok, Bife. Mas como isso pode ser usado no mundo Otaku e como pode se tornar algo atrativo para nós?
Eu responderei:
– Ah! Meu querido jovem aprendiz, é agora que a coisa fica boa!
Começando pelo anime/mangá Naruto!
Acredito que você torceu contra o Neji no começo da história, mas quando foi desenrolando a trama torceram de mais para os Hyuuga.
O Byakugan, olhos brancos, que apenas os membros do clã Hyuuga possuem, tem a capacidade de ver os Tenketsu, são os pontos e caminhos que percorrem o Chackra.
Na vida real, esses caminhos são os meridianos e os Tenketsus são os pontos de acupuntura, e da mesma forma que o Neji consegue com o golpe Jyuuken Hou, Hakke Rokujuyonsho bloquear esses pontos a acupuntura com consegue bloquear esses caminhos e pontos.
No anime/mangá D. Gray-man também conseguimos perceber a acupuntura, mas na sua forma mais real e tradicional. O personagem Bookman não apenas usa as agulhas como tratamento, mas também utiliza para matar demônios ou, como diz no anime, exorciza-los.
Podemos também ver a acupuntura de agulhas no anime/mangá Rosario X Vampire, mas como apenas aparece no mangá no segundo volume da série, não pudemos ver em anime, portanto, desculpa pelo Spoiler para quem ainda não leu.
O personagem Touhou Fuhai que foi um dos grandes Senhores das Trevas utiliza a técnica das 109 agulhas para a transformação monstruosa de Tsukuni, o personagem principal, para um vampiro verdadeiro com a Técnica de Modificação Humana.
Depois de ler tudo isso você, leitor, pode estar pensando:
– Ah! Mas você disse que o mundo Otaku mostra coisas diferentes e até agora só mostrou agulhas!
Ok! Apesar que usa os pontos e a técnica para imobilizar inimigo, agulhas para matar demônios e para transformar um ser humano em vampiro não ti satisfaz, iremos para a cereja do bolo.
No anime Musaigen no Phantom World algumas pessoas nascem com habilidades especiais associadas com espíritos e o esoterismo. Algumas dessas pessoas participam de clubes escolares que tem como objetivo exorcizar alguns fantasmas. No anime são chamados de Phatom e podem surgir no mundo real.
Na acupuntura, alguns órgãos humanos como rim, pulmão, baço, dentre outros estão relacionados com os elementos, fogo, água, terra, madeira e metal. Na história, a personagem Mai Kawakami percebendo o elemento do espirito, por exemplo, o fogo, é toca nos rins se energizando com a energia da água e combate o inimigo. Sendo que, na MTC, os rins produzem a energia relacionada com a água no corpo, mostrado também nesse anime.
Gostaria de fazer uma menção honrosa para Hisako Arato do anime/mangá Shokugeki no Soma. Que, apesar de não ser acupuntura propriamente dita, ela, que é uma aluna da grande escola de culinária Tootsuki, tem como especialidade a Culinária Medicinal que usa ervas medicinais como base em seus temperos culinários.
Espero que essa primeira postagem de minha coluna tenha aguçado a vontade de provar um pouco mais das delicias do mundo Otaku. Sintam-se a vontade para sugerir algum tema ou tópico, pois, assim, poderemos trazer mais delícias para os nossos dias.
Imagens: Divulgação.