Durante a conferência Chaos Communication Congress, o grupo Fai0verflow, mesmo grupo responsável por hackear o PlayStation3, Wii e Wii U, resolveu mostrar um pouco de suas habilidades ao público e para isso, se aproveitaram de uma brecha encontrada na versão 1.76 do firmware do PS4 e instalaram no console uma versão modificada do SO Linux que permitiu que os mesmos rodassem no PS4 o Pokémon Emerald.
A ação exigiu a alteração de mais de 7 mil linhas de código para que tudo funcionasse de maneira correta na plataforma. Embora a pirataria seja uma preocupação no processo de hackear consoles, o grupo fail0verflow tem esperanças de que tenham “um efeito positivo” no geral.
“Se conseguirmos fazer as pessoas ficarem interessadas em ter o Linux no PS4 ao invés do sistema operacional nativo, podemos redirecionar nossos esforços de engenharia reversa na infraestrutura nativa do software (algo que aqueles que querem piratear precisam) para o Linux (que é completamente inútil para a pirataria).” – Afirmam.
Veja o vídeo da apresentação:
https://www.youtube.com/watch?v=2A7V3GLWF6