Início japancultpopbr Gueixa: O grande símbolo da cultura japonesa

[Japancultpopbr] Gueixa: O grande símbolo da cultura japonesa

1616
0

colunas_japaocultpopbr_Gueixa-o grande-simbolo-da-cultura japonesa_01

Olá meus queridos leitores, como vocês estão? Espero que esteja tudo na absoluta paz!

No nosso encontro de hoje, irei falar sobre um dos símbolos da tradição japonesa que eu particularmente admiro bastante que são as Gueixas.

A palavra “gueixa” é a combinação de duas palavras: em japonês, “Gei” significa ‘arte, performance‘ e “Sha” significa ‘pessoa‘.

Atualmente, as tão admiradas e respeitadas Gueixas são facilmente encontradas nas ruas da cidade de Kyoto. No entanto, a arte de ser Gueixa só se tornou conhecida em todo mundo após a Segunda Guerra Mundial.

As Gueixas parecem viver em seu próprio mundo,tem seus próprios princípios e os japoneses dão muito respeito a isso. Mas infelizmente, muitas pessoas não ligadas a cultura japonesa, têm uma ideia errada de que Gueixas são prostitutas, pensamento que está totalmente errado sobre elas.

Muitos perguntam, sim mas elas podem flertar com homens e  insinuar algumas reações graciosas? Correto! Contudo, os clientes sabem que nada mais pode ser esperado. Em um estilo social que é unicamente japonês, os homens são maravilhados pela ilusão de que isso nunca vai acontecer. A Gueixa não se ocupa no sexo pago com clientes.

Portanto vale enfatizar que Gueixas, são pessoas que executam artes tradicionais japonesas.
Elas são verdadeiras artistas que podem desempenhar diferentes tipos de instrumentos musicais,cantar e dançar,realizar a cerimônia do chá, arranjo de flores, citar poemas…

Gueixas também têm habilidades de conversação muito boa e muitas são fluentes em Inglês,a fim de entreter os convidados estrangeiros. Elas moram em casas chamadas de Okiyas.  Onde a líder de cada Okiya é chamada de Okami, que costumar ser uma Gueixa profissional.

colunas_japaocultpopbr_Gueixa-o-grande-simbolo-da-cultura-japonesa_02

A Okami tem a função de cuidar de todas as outras Gueixas, inclusive as “estagiárias”, fazendo o trabalho de contabilidade e recebendo as ligações das casas de chá, por exemplo, onde elas trabalham ou fazem o seu “estágio”. Vocês sabem quanto tempo pode levar para as garotas interessadas, se tornarem uma Gueixa? Acreditem se quiser, o treinamento duro e rigoroso pode ser de no máximo 6 anos! Eu duvidava disso até assistir alguns documentários sobre rsrs

Após este árduo treinamento a Gueixa “estagiária” que é chamada de Maiko vai com a Okami as casas de chá para se familiarizar com os clientes. A Maiko deve escolher se deseja se tornar uma Gueixa profissional ou não, porque uma Gueixa não pode se casar a qualquer momento de sua vida.

Apesar de ser possível encontrar Gueixas trabalhando em hotéis e restaurantes, principalmente nas cidade de Kyoto, como mencionado anteriormente, cada vez menos as garotas querem se tornar Gueixas, devido ao treinamento rigoroso que consomem muito tempo e as limitações a qual elas são submetidas no cotidiano.

Se um dia eu tiver a oportunidade de ir ao Japão, com certeza eu não deixaria de ir a Kyoto, e eu indicaria o mesmo pra vocês, pois como dizia o autor de uma revista japonesa, que não me recordo o nome agora rsrs : “encontrar Gueixas é uma oportunidade rara, até mesmo para os japoneses, pois não pensem que elas ficam andando normalmente pra lá e pra cá pelas ruas de Kyoto !”

E antes de me despedir, quero indicar pra vocês um ótimo filme que retrata exatamente esta realidade que abordei nesta coluna de hoje, tenho certeza que vocês irão gostar! Quem ainda não assistiu veja o filme Memórias de um Gueixa, e após assistirem quero o feedback de vocês, por aqui ok? =)

colunas_japaocultpopbr_Gueixa-o-grande-simbolo-da-cultura-japonesa_03

Espero que vocês tenham gostado de saber um pouco mais sobre as Gueixas =) E aqui que eu me despeço, um grande abraços a todos e até o nosso próximo encontro! ^^

 

Imagens: Divulgação

Fonte: somosbelas.blogspot e stupidcute.geekgirl

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui