E ai pessoal, bem vindos a mais um grande encontro com a coluna do Japancultpopbr, blog o qual completa três anos de vida em novembro deste ano e gostaria de antemão, já agradecer a toda a equipe do AnimeSun por ter nos abraçado bem, e ter criado este espaço pra gente trazer para mais perto de vocês o que nós abordamos pelo blog de uma maneira diferente e mais divertida! =) Feito os agradecimentos, vamos ao bate papo de hoje!?
Não sei se isso aconteceu, mas vocês podem ter lido o título da coluna de hoje e ter se perguntado: “Pô, o cara vai falar sobre assassinos, tá louco!?” Sim é isso mesmo, irei falar sobre eles! rsrs Mas esses são diferentes, eram samurais, têm minha admiração! Não que eu admire assassinos, por favor não confundam! XD Apenas curto animes, mangás e filmes, quando existem samurais na história…!
Há muito tempo atrás, mais ou menos entre os séculos XII e XIV, os samurais começaram a ganhar prestígio, como guerreiros japoneses defendendo os senhores feudais.
Cada samurai devia seguir um código de conduta e ética bastante rígido, o qual vocês já devem ter ouvido falar, o tão conhecido Bushido. Esse código determinava que eles deveriam ser leais, resistentes, corajosos e disciplinados. E como também deve ser de conhecimento de vocês o símbolo de todos os samurais era a espada. Onde eles desde a infância, recebiam treinamentos bem puxados com seus grandes mestres.
Sabendo de suas características, voltemos agora a era Bakumatsu, o qual ocorreu durante os últimos anos do período Edo. Foi exatamente nesta era onde surgiu um grupo de quatro samurais contrários ao xogunato (Xogum era o título de general do exército, era uma espécie de governador de todo o Japão, tendo os poderes concedidos pelo Imperador), que ficaram conhecidos como Bakumatsu Yondai Hitogiri , ou se preferirem os Quatro Grandes Assassinos do Bakumatsu, os seus nomes eram: Kirino Toshiaki , Tanaka Shinbe, Izō Okada e o mais conhecido deles era o Kawakami Gensai.
O fato bastante curioso, é que a história conta que durante o seu treinamento acadêmico e marcial, Kawakami Gensai, considerado o mais perigoso, não costumava vencer muitas lutas, mas por outro lado ele costumava dizer que achava que essas lutas de espadas de bambu não passavam de uma brincadeira.
Dos quatro samurais, Tanaka Shinbe foi o primeiro a morrer, o mesmo esteve envolvido no assassinato de Li Naosuke, que acabou originando vários anos de violência principalmente em Kyoto. Como a espada do Tanaka foi encontrada na cena do crime, ele foi chamado para um interrogatório, mas para proteger a sua honra cometeu o Seppuku (Ritual suicida que é feito para recuperar a honra pessoal ou limpar o nome da família, caso essa honra fosse perdida em alguma atitude indigna). Logo depois Izo Okada morreu, mas pouco se sabe sobre sua morte.
Exatamente na era Meiji, o governo armou várias acusações falsas contra Kawakami e ainda o mandou para uma missão armadilha, o que acabou resultando em sua morte, sendo o terceiro a morrer. E por fim morreu Kirino Toshiaki (um dos mais influentes samurais da história do Japão), ele se juntou ao exercito de Saigō Takamori durante a rebelião de Satsuma, que foi a última tentativa de rebelião contra o novo governo japonês. Kirino ficou ao lado do exército até o final, e foi morto exatamente no final da rebelião.
Como comentei anteriormente, gosto muito de ler ou assistir algo que retrate a história dos samurais, mas o que me deixou mais animado quando fiz a pesquisa sobre esses quatro samurais, foi descobrir que um dos personagens que eu mais gosto, Kenshin Himura, protagonista do anime e mangá Samurai X (Runonin Kenshin, se preferir), foi criado baseado na figura de Kawakami, tanto esteticamente quanto historicamente. (* Quem ainda não assistiu o Live-Action, assista, ficou muito bom! =) )
Outro samurai que teve sua história apresentada mas de maneira surreal, foi o Izo Okada, no filme Izo (o qual não assisti mas obtive essa informação durante as pesquisas, acredito que ele seja bem mentiroso mesmo rsrs). E ele também já foi retratado como o assassino Udo Jun-ei também do ótimo mangá Rurouni Kenshin.
Então era isso pessoal, meu objetivo aqui é sempre trazer um bom conteúdo que está relacionado com o Japão e espero que mais uma vez vocês tenham gostado. Pois falar dos samurais é sempre muito bacana, gosto bastante! Caso fiquem curiosos, posso até trazer outras informações sobre eles nos nossos encontros futuros! =)
Um grande abraço e até a próxima!
Fonte: neandertalsocial