Olá amigos como essa é a primeira publicação da coluna “Le Dolf fala” irei fazer uma breve apresentação. Chamo-me Adolfo Athayde faço textos para a internet desde 2006, a minha experiência com eventos de cultura pop começaram em 2009. A ideia inicial dessa coluna é fugir um pouco de uma cobertura de evento técnica tentando se aproximar cada vez mais do publico, afinal antes de “pessoas com camisas do Anime Sun” também somos usuários.
Particularmente por escolha pessoal optei por fazer a primeira coluna relacionada ao Super Hero Con, ou melhor, Super Con, afinal a minha primeira experiência com eventos como já dita foi em 2009 em um evento relativamente pequeno no Shopping Sebrae, porém, como o primeiro amor ou como o primeiro beijo sem duvidas foi um evento no mínimo especial e inesquecível.
Deixando o saudosismo de lado. O Super Con João Pessoa 2014 teve a sua quinta edição nos dias 05 e 06 de março, assim como nos eventos anteriores o local escolhido foi o Forrock. Tivemos atrações inéditas como Detonator – “Filho do deus metal”, Os irmãos Piologos do Mundo Canibal e Tyson & Banda Rasetsu. Para facilitar a leitura dividirei a analise em tópicos que considero relevante.
Super Con
Como sempre o que mais me chamou atenção no Super Con é a louvável sensação de segurança que o mesmo sempre consegue passar, você sempre vai ver no meio do publico uma equipe muito bem preparada para dar suporte seja os próprios staffs ou bombeiros e seguranças.
Mega Mídia.Com
Seria injusto não falar desse tópico, afinal era a primeira coisa que realmente chamava atenção no evento, com um suporte tecnológico de brilhar os olhos a Mega Midia.Com deixou a sua marca no evento dando a oportunidade para os visitantes verem de perto todo o poder que os consoles da ultima geração ao lado de super computadores tem a oferecer relacionado a jogos e aos seus gráficos. Durante todo o evento foi uma área bastante movimentada.
Campeonato Paraibano de League of Legends.
Considero como o “Super Trunfo” do evento, sem duvidas um dos maiores sucessos, isso se não for o maior. Talvez não tenha sido o campeonato dos sonhos para todos, porém, é ridículo não concordar que João Pessoa teve nesse final de semana o maior campeonato de E-sport local de todos os tempos. Com uma estrutura invejável centenas de pessoas acompanharam atentamente e com vibrações emocionantes jogos de grandes times do cenário regional. Depois de vários anos de tentativas finalmente o evento atendeu a vários pedidos de um campeonato de games Online, algo só possível graças aos patrocinadores e também ao grande esforço dos organizadores. Infelizmente não conheço toda a equipe responsável, mas gostaria de deixar um grandíssimo parabéns pelo bom trabalho para Raiff Chaves, Sidney Eley, Bruno Alexandria e todos os outros Staff que ralaram muito para fazer história nesse campeonato.
Lojas e Alimentação
Não tivemos nenhuma grande novidade, nomes conhecidos pelo público estiveram mais uma vez no evento com suas lojas vendendo os mais variados artigos, particularmente seria injusto falar mal sobre a alimentação já que não utilizei tal serviço, mas pelo pouco que pude observar não aconteceram mudanças (se isso realmente é algo bom fica a critério de vocês).
K-pop e Cosplay.
Cada vez mais o K-pop vem ganhando espaço nos eventos ao contrário do Cosplay, o que não impediu de vermos belíssimos cosplays com ótimas apresentações, porem não deixa de ser um fato que o numero de participantes diminuiu nesse ano. Por outro lado, era possível ouvir gritos ensurdecedores durante as apresentações do K-pop onde a cada passo uma parte da plateia ia ao delírio.
Gracom School Of Visual Effects e Pippo’s São Braz
Sabemos que todos os patrocinadores são importantes e que sem eles seria impossível fazer o evento dar certo, mas esses dois não podem deixar de ser citados. A Gracom em especial, afinal durante esses últimos anos vêm sempre tomando a frente na hora de patrocinar eventos de cultura pop, e dessa vez não foi diferente, além do patrocínio colocaram a mostra as estatuas do Wolverine e do Hulk, fizeram sorteios de portáteis da Nintendo, e reservaram um espaço pra mostrar um pouco do seu trabalho. Particularmente é bem legal ver a São Braz investido mais uma vez em um evento, pois quando ela entra em um evento sempre deixa a sua marca, para quem não sabe a mesma já contribuiu com o HQPB 2011, a melhor versão do HQPB a meu ver.
Detonator, Os irmãos Piologos e Tyson & Banda Rasetsu.
Tivemos três atrações nacionais, inéditas e de nome, particularmente não quero me estender nesse tópico afinal todos são profissionais e os shows atingiram todas as expectativas esperadas. Porém, gostaria de enfatizar que o show de Detonator foi bem melhor do que o do Anima Recife desse ano que pude apreciar de perto, então nobres podem se sentir honrados de terem presenciado uma ótima apresentação do Bruno Sutter, infelizmente não acompanhado das Musas do Metal.
Pontos Negativos
Infelizmente nem tudo são flores, pontos negativos sempre vão existir, não encarem como uma ofensa e sim como um ponto de vista diferente. “A opinião do autor do artigo não necessariamente representa a opinião do site”.
Acho super justo começar pelo problema mais evidente do evento, o calor absurdo que ano após ano presenciamos no Forrock. Não sei se seria a melhor forma, mas fiquei a me perguntar durante todo o evento do porque não colocar algum tipo de climatizador assim como foi no Anima Recife desse ano. Não me considero a pessoa mais experiente em relação a eventos, mas “na minha época” os eventos incentivavam os cosplayers com abatimentos no preço da entrada afinal eles faziam o evento acontecer. Nesse evento poderíamos englobar também os dançarinos de k-pop e os jogadores que se classificaram para o campeonato de League of Legends. Não digo que isso acontece exclusivamente no Super Con, mas sempre me pergunto o porquê de tal costume ter se perdido.
Então amigos, essa foi a minha visão do Super Con, o que acharam desse tipo de cobertura mais próxima de vocês? Dê a sua opinião, nos ajude compartilhando e fique a vontade para comentar, afinal, isso aqui é apenas uma conversa de fã para fã. Até a próxima amigos.