Todo fã de K-Pop sabe quais são as maiores empresas do ramo musical, é praticamente impossível você ouvir um grupo ou cantor de K-Pop sem saber qual a sua gravadora/agenciadora. Mais importante, é que praticamente toda a indústria de grandes idols com as maiores popularidades está concentrada praticamente nas três maiores gravadoras, seja direta ou indiretamente.
SM Entertainment, YG Entertainment e JYP Entertainment formam o conhecido grupo “Big 3”, que reúne as três maiores gravadoras sul coreanas, com ramificações por todo o mercado de entretenimento e contatos com o mercado internacional em um universo de mais de 630 empresas do mesmo ramo.
Mas você sabe o real tamanho de cada uma? Sabe quanto cada uma lucra e quais as diferenças entre cada uma?
Ao final de 2013, em uma espécie de declaração de imposto de renda, as gravadoras sul coreanas declararam seus rendimentos e lucros ao Governo sul coreano, com isso, podemos ter uma idéia do tamanho de cada gravadora.
SM ENTERTAINMENT
A maior e mais famosa agência coreana, a SM Entertainment foi formada em 1995 pelo até hoje dono, Lee Soo-Man. A companhia tem o costume de treinar por anos seus artistas, que ao debutarem conseguem grande visibilidade e notoriedade do publico e crítica, como aconteceu recentemente com o grupo masculino multinacional EXO.
Poucos sabem, mas a SM Entertainment surgiu em uma época em que o governo sul coreano concedia incentivos e apoiava a produção, e mais tarde a exportação, de conteúdos de mídia nacional (algo como a ANCINE faz hoje no Brasil) para manter parte do mercado cultural coreano forte e sem se deixar influenciar pelas culturas japonesas e americanas.
Para manter seu status e conseguir se manter como uma das maiores agências asiáticas, a SM diversificou seus trabalhos e hoje não se restringe só a música, mas também atua no mercado de TV, Cinema, Varejo, Música, Digital e de Tecnologia através de diversas subsidiárias e parcerias. São algumas subsidiárias da SM as seguintes empresas: SM TinTin Hall (2000), SM Entertainment Japan (2001), SM Academy (2003), SM Art Company (2005), SM Pictures (2007), SM Amusement, SM F&B Development, SM Entertainment USA (2008), SM Town Travel (2012), SM Culture & Contents (2012).
Mas quanto a SM Entertainment lucra?
Bom, segundo o Serviço de Supervisão Financeiro coreano (parecido com a declaração de imposto de renda e Receita Federal no Brasil), a SM Entertainment teria lucrado em 2013, cerca de 164 bilhões de Won (156 Milhões de Dólares) enquanto em 2010 esse lucro teria sido de cerca de 86,4 bilhões de Won (82 Milhões de Dólares), ou seja, em 3 anos a SM conseguiu um aumento de mais de 90% dos seus lucros.
YG ENTERTAINMENT
A YG Entertainment é a segunda maior companhia de mídia geral da Coréia do Sul, foi fundada em 1996 pelo seu atual dono Yang Hyun Suk. A YG Entertainment é conhecida por seus cantores e grupos que se diferem do status comum de idols. A gravadora aposta forte nos ritmos de R&B e Hip Hop, sendo consolidada nesse mercado como a melhor do gênero, seus artistas tem grande visibilidade internacional, principalmente no Ocidente, o que ajudou a fortalecer a marca como Global.
Com artistas considerados como Top de linha como 2NE1, Big Bang e GDragon, a YG em 2013 declarou ter lucrado a quantia de 106 bilhões de Won (100 milhões de Dólares), mais de 100% em comparação com a declaração feita em 2010 que foi de um lucro de 45 bilhões de Won (42,7 milhões dólares). Esse aumento fez com que a YG se aproximasse mais ainda da sua principal concorrente SM Entertainment, bem como se consolidasse como a companhia de mídia que mais cresceu na Coréia do Sul, valorizando fortemente suas ações na bolsa de valores.
JYP ENTERTAINMENT
Fundada em 1997 por seu atual dono Park Jin Young, a JYP é considerada uma das Big 3, porém tem desempenho muito distante das suas concorrentes SM e YG.
Uma das coisas que a coloca no grupo das Big 3, é a capacidade de operações no mercado internacional em relação as demais 630 empresas de pequeno porte da Coréia do Sul, assim, a JYP se focou em alavancar e exportar seus artistas para outros mercados fora da Coréia e até mesmo da Ásia.
Em 2013, a JYP declarou ter lucrado cerca de 18 bilhões de won (17 milhões de Dólares) pouco mais de 7 bilhões de Wons a mais arrecadados em 2010 que teve desempenho geral de lucro de cerca de 10 bilhões de Wons.
CONCLUSÃO:
E aí, você pensava que o lucro das Gravadoras era nesse nível?
Alguns analistas destacaram o excelente desempenho da YG Entertainment que conseguiu se aproximar bastante da SM, porém, parte do mercado credita esse crescimento ao fenômeno PSY no Ocidente, que apenas com seu clipe de Gangnam Style no YouTube lucrou cerca de 18 Milhões de Dólares. Com isso, especialistas defendem que a tendência em 2014 é a YG ter uma grande redução em seus lucros, uma vez que o fenômeno PSY passou, e a companhia não conseguiu emplacar outro fenômeno de proporções aproximadas. Enquanto a SM deve manter seus lucros, uma vez que EXO e SHINee vem se destacando em vendas no mercado asiático, principalmente o Chinês, e o TVXQ tem excelente desempenho no Japão.
Já em se tratando da JYP, o mercado não é muito otimista. Desde 2010, quando a JYP decidiu abrir suas ações em bolsa, os investidores pedem que Park Jin Young abra mão da exclusividade de composição e produção dos artistas da JYP, uma vez que grupos como 2PM e Wonder Girls são obrigados por contrato a gravar somente composições do dono da gravadora.
Assim, com a queda de vendas e popularidade do 2PM e Wonder Girls, e com a entrega do 2AM para que a Big Entertainment (companhia muito menor que a JYP) administrasse a carreira do grupo, os investidores aproveitaram para criticar mais ainda a companhia, que não goza mais de grande status nacional como em 2009, tendo analistas projetado que suas vendas ficarão abaixo das vendas feitas em 2014. Agora é esperar pra ver.