Ainda em desenvolvimento, a prévia do Ubuntu para tablets será liberada na quinta para os Nexus 7 e 10. Michael Shuttleworth, fundador da empresa, apresentou um sistema operacional muito similar ao Ubuntu Phone, mas com um recurso a mais muito interessante: o multitarefas.
Com o multitarefas, seu tablet será capaz de executar duas tarefas simultâneas com a mesma desenvoltura que o desktop ou o notebook. Alguns aparelhos com Android vem implementando o recurso, mas no Ubuntu o funcionamento será ainda mais fluido. Será possível, por exemplo, arrastar e fixar aplicações nas laterais da tela com comandos simples, mantendo duas ou mais delas rodando ao mesmo tempo.
O recurso parece ser a grande surpresa da Canonical para a plataforma, já que no comunicado oficial da empresa, ela afirma que o “multitarefas chegou de verdade aos tablets”. Além disso, a companhia também aposta na unificação de seus dois sistemas móveis. Assim como o Ubuntu Phone, a versão para tablets usa todas as bordas da tela para a realização de comandos do sistema operacional.
A praticidade também parece ser um dos destaques do sistema. Na versão para tablets do Ubuntu, será possível controlar alguns aspectos do aparelho utilizando a voz. Por exemplo, ao visualizar uma foto, bastará dizer “Escurecer” para que opções de configurações de brilho sejam apresentadas na tela. É uma saída inteligente para que o Ubuntu no tablet tenha recursos similares ao sistema do computador.
Outros recursos anunciados mostram uma bela e funcional tela inicial, para quem compartilha o tablet com mais de uma pessoa. De maneira prática, será possível selecionar contas de usuário e o perfil visitante para acessar o aparelho.
Caso mantenha o cronograma, a versão final do Ubuntu para tablets deverá chegar ao mercado em outubro, mesmo mês previsto para o lançamento comercial do Ubuntu Phone.
Imagem Divulgação
Fonte: TechTudo